Intranet WebMail | LinkedIn Portugal Murad Contatos Portugal Murad +55 31 3506-8200

Artigos

Canalizamos nossa energia e talento para sermos consultores mais eficazes e qualificados para nossos clientes, gerenciando seus interesses de forma criativa e segura, uma vez que nossa meta é sermos percebidos por nossos mais elevados padrões profissionais.

Cônjuge, herdeiro necessário, independentemente do regime de bens do casamento

5 de dezembro de 2017

Autor: Gustavo Carvalho

imagem_post_linkedin_artigo_Gustavo Carvalho_4

A matéria objeto do presente artigo não pode ser considerada nova, entretanto, não raras as vezes nos deparamos, no âmbito de planejamentos patrimoniais, com a efetiva confusão das pessoas com relação ao tema. Não se trata de exceção a surpresa com a qual as pessoas recebem esta informação, firmes do…

Continue lendo

Boas práticas ampliam oportunidades

24 de novembro de 2017

Autor: Bernardo Portugal

imagem_post_linkedin_materia_bernardo_21.10

Confira abaixo, a matéria publicada no caderno Gestão, do Jornal Diário do Comércio, na última terça-feira, dia 21 de novembro, que contou com a colaboração  do advogado Bernardo Portugal, sócio do escritório Portugal Vilela Almeida Behrens – Direito de Negócio. Especialista em Gonvernança e Compliance, Portugal ressaltou a importância das empresas buscarem…

Continue lendo

Saiba o que é a recuperação judicial e suas principais características

23 de novembro de 2017

Autor: Vinícius de Paula Michel

Imagem do post: "Recuperação Judicial"

Segundo a Serasa Experian, de janeiro a outubro de 2017 foram realizadas 1.196 solicitações de recuperação judicial no Brasil, número 25% menor em comparação com o mesmo intervalo de tempo do ano anterior (2016). Possivelmente, ainda é cedo para fazer qualquer conexão de tais dados com eventual e suposta melhora…

Continue lendo

STJ entende ser possível a exclusão de sócio majoritário decorrente de falta grave

22 de novembro de 2017

Autor: Portugal Vilela Almeida Behrens

imagem_post_linkedin_artigo_lucas_de_freitas_22.11

Em julgamento realizado na sessão ordinária do dia 10 de outubro de 2017, a Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça, admitiu ser possível a exclusão judicial do sócio majoritário de uma sociedade, que cometeu uma falta grave, por iniciativa dos sócios minoritários. A ação proposta pelos sócios minoritários, em…

Continue lendo

Franquias Empresariais: bom negócio para quem?

16 de novembro de 2017

Autor: Vinícius de Paula Michel

Imagem para post do LinkedIn: "Franquias Empresariais".

No mercado, muito se fala sobre o potencial lucrativo das franquias e os empresários são estimulados, por pesquisas, reportagens e opiniões de especialistas, a adotarem esse modelo de negócio, supostamente capaz de ampliar o volume de operações de forma simples e barata. Resta saber se, de fato, a franquia é…

Continue lendo

Diversidade e equidade são elementos da gestão moderna

1 de novembro de 2017

Autor: Bernardo Portugal

imagem_post_linkedin_artigo_bernardo_1.11

Diante de todas as mudanças culturais, equidade e diversidade devem fazer parte de todo modelo de Gestão e de Governança. Leia a seguir o artigo do Bernardo Portugal, sócio do escritório Portugal Vilela Almeida Behrens – Direito de Negócios, publicado no dia 31 de outubro no Caderno Opinião, do Jornal…

Continue lendo

“Centralidade do paciente” – você tem ouvido falar sobre isso?

31 de outubro de 2017

Autor: Ronaldo Behrens

Foto do post "centralidade do paciente".

Nos dois últimos anos, não sei se você tem reparado que o tema “centralidade do paciente” tem sido objeto de inúmeras ações, principalmente de marketing. Todos, agora, parecem querer “colar” sua respectiva imagem a essa ideia, tentando revelar que considera o paciente importante e que faz tudo para atendê-lo de…

Continue lendo

O idoso e direito à autonomia

17 de outubro de 2017

Autor: Ronaldo Behrens

Imagem do posto: O idoso e seu direito à autonomia

Confira a seguir o artigo “O idoso e direito à autonomia”, de Ronaldo Behrens, sócio do escritório Portugal Vilela Almeida Behrens – Direito de Negócios, publicado no Jornal O Tempo, no último sábado (14/10), onde o especialista de saúde discute a autonomia do idoso. __________ No dia 01 de outubro comemoramos…

Continue lendo

Terno de Consentimento Livre e Esclarecido:
afinal, qual a obrigação do médico e do hospital?

15 de setembro de 2017

Autor: Bruno Lago

Terno de Consentimento Livre e Esclarecido

O Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) é um dos documentos mais importantes na relação médico-paciente. Porém, uma das questões menos conhecidas e corretamente praticadas na assistência à saúde. Afinal, a quem cabe a obrigação ética de informar o paciente, colhendo sua autorização para a relação de um procedimento: ao…

Continue lendo

Por que uma “Boa governança” é valor para um investidor?

6 de setembro de 2017

Autor: Bernardo Portugal

imagem2_div_artigo_boa_governanca

Nesta terça-feira, 5 de setembro, o Jornal Diário do Comércio publicou o artigo “Atrativos da boa governança para investidor”, escrito por Bernardo Portugal, sócio do escritório Portugal Vilela – Direito de Negócios. Nosso especialista em Governança Corporativa e Compliance mostra como esses elementos, antes considerados mera burocracia, se tornaram ativos relevantes…

Continue lendo



Próxima Página »