Intranet WebMail | LinkedIn Portugal Murad Contatos Portugal Murad +55 31 3506-8200

Notícias

O constante desenvolvimento do conhecimento e aprimoramento de nossa experiência faz parte da nossa vida. Compartilhar, discutir e enriquecer assuntos que são relevantes para os negócios de nosso clientes é o nosso objetivo aqui.

Direitos dos Pacientes no 12º Congresso de Auditores da Unimed Brasil

29 de setembro de 2017


No último dia 22 de setembro, tive o prazer de falar no 12º Congresso de Auditores da Unimed Brasil, em Florianópolis. Meu tema relacionava-se aos direitos dos pacientes.

Além do desafio de dar uma palestra à beira da praia, numa sexta-feira, às 17h (a última palestra do Congresso), minha maior preocupação era o debate com o pessoal da Auditoria que, num olhar mais rígido, poderia se sentir mal com minha mensagem, pois tenho defendido maior autonomia dos pacientes, inclusive no que importa às escolhas que os mesmos poderiam fazer ao longo de seus tratamentos.

Advogo que o paciente não é efetivamente ouvido pelo sistema de saúde brasileiro e seu protagonismo virou uma espécie de obsessão minha, pois tenho lido sobre muitas experiências nas quais fica claro que a participação dos pacientes no próprio tratamento traz alguns benefícios buscados pelo próprio sistema de saúde, como redução de custos do tratamento, maior qualidade na assistência, dentre outros.

A despeito de todas as adversidades imaginadas, o evento foi marcado por um público participativo, interessado e, sobretudo, aberto a novas ideias, como as expostas por mim.

Surpreendeu-me muito uma das perguntas que recebi da plateia que propunha uma diferenciação no trabalho dos próprios Auditores: torná-los melhores comunicadores e com maior interação junto aos pacientes. Visão que achei adequadíssima para a ocasião.

Tenho tido muitas surpresas em meus diversos debates e trocas com o sistema de saúde e, mesmo para uma pessoa com tendência mais pessimista como a minha, essas palestras têm se tornado um alento para meu trabalho e missão de vida.

Gostaria muito de ver aplicado no dia-a-dia de uma instituição de saúde a filosofia da centralidade do paciente, tornando o trabalho dos profissionais de saúde ainda mais prazeroso e cada vez mais focado na essência do que deve ser: proporcionar maior qualidade de vida à nossa população.

Voltar para todas as notícias

Veja também

Mais informações