LinkedIn Portugal Murad WebMail Contato Portugal Vilela Almeida Behrens - Direito de Negócios +55 31 3506-8200
30. out. 2015

Café da manhã “Redução de custos em tempos de crise”

Realizamos, no dia 30 de outubro de 2015, em parceria com a Fantoni Castro Desenvolvimento Organizacional e empresas de diversos setores, proveitosa discussão sobre a redução de riscos em tempos de crise, como foco na otimização de processos e pessoas.

As discussões giraram em torno das possibilidades de se encarar os tempos de crise como oportunidade para revisitar os processos internos e avaliar os diversos departamentos da empresa, para, em seguida e tendo como base a estratégia da empresa, identificar os gargalos e ineficiências, redesenhar os fluxos e definir os indicadores de desempenho dos processos.

O fato é que normalmente não se pensa com muita frequência no papel que cada uma das pessoas deve cumprir para que se se alcance os objetivos estratégicos da empresa. Contudo, é ponto inconteste que as pessoas devem ser alocadas na arquitetura organizacional através de outras múltiplas arquiteturas que devem favorecer o alcance desses objetivos. Não raramente, esse desenho se perde e inicia-se um processo em que há sombreamento de funções, indefinição de chefias, vários coordenadores onde deveria haver apenas um e assim por diante…

Em suma, passa a ser imprescindível uma reflexão sobre o atual modelo de processos e gestão de pessoas praticado pelas empresas, ao menos para a aquelas que se propõem a vencer a crise sem maiores percalços.

O modelo de trabalho que discutimos pode facilitar a identificação desses pontos e, com isso, otimizar ou reduzir os custos, mantendo ou aumentando a produtividade, palavras de ordem nos tempos atuais!

Depoimentos:

‘O tema foi muito pertinente ao contexto da minha empresa’ – Juliana Oliveira (Forno de Minas)

‘Muito bem abordados os temas que foram propostos’ – Ramon Capuchinho (Mackenzie Esporte Clube)

‘O evento foi ótimo, palestrante e tema atualizados, bem preparados. Obrigada pela oportunidade!’ – Karine Ribeiro (Fundação Benjamin Guimarães)

‘ A apresentação foi muito interessante, atual e a palestrante demonstrou grande conhecimento’ – Juliano V. de Matos (Neogeo)

‘Penso que foi muito útil o conteúdo abordado, especialmente devido ao momento econômico atual e da empresa para a qual trabalho que está em um processo de mudança’ – Emerson R. da Cruz (Asja)