LinkedIn Portugal Murad WebMail Contato Portugal Vilela Almeida Behrens - Direito de Negócios +55 31 3506-8200

Direito da Saúde
7 de novembro de 2014

Direitos Humanos a favor dos Médicos

Acostumados a conviver com diversos tipos de situações, os profissionais de Medicina lidam diariamente com circunstâncias de extrema fragilidade do ser humano.  Pensando nisso, a Federação Nacional dos Médicos (Fenam), em parceria com a Clínica de Direitos Humanos do Centro Universitário de Brasília (Uniceub), criou o Manual de Direitos Humanos para Médicos.

A ideia inicial é inseri-lo nas rotinas hospitalares como um guia prático, fornecendo à categoria médica informações relevantes e ferramentas necessárias para aplicação dos direitos humanos no setor da saúde.

Dessa forma, os médicos adquirem também o conhecimento necessário para identificar, nas situações cotidianas, momentos em que os direitos humanos são violados, tanto da parte do paciente quanto no exercício do próprio profissional, que muitas vezes se vê em meio a condições de trabalho precárias.

 

Aplicação nas Organizações

Um fato recorrente à maioria das empresas voltadas ao ramo da saúde é que todas compartilham valores e crenças que dialogam com a dignidade humana. Exatamente por isso, a aplicação de iniciativas como essa deve ser levada em consideração pelos gestores que gerenciam tais organizações.

O Manual traz, ainda, uma possibilidade ainda não explorada pela classe médica, que é a de denunciar o País por violações aos direitos humanos quando, por exemplo, o Governo não fornecer uma estrutura adequada de atendimento, incluindo a recorrente falta de leitos.

Sua aplicação, portanto, deve ser incentivada, não obstante deva ser adaptada à cultura de cada organização, notadamente as privadas, que têm muito a se beneficiar com a melhoria de diálogo com seus usuários.

 

Adquira a sua versão online aqui e tenha uma ótima leitura!

http://www.sinmedrn.org.br/noticias/direitos-humanos-e-tema-de-manual-para-medicos-10/