LinkedIn Portugal Murad WebMail Contato Portugal Vilela Almeida Behrens - Direito de Negócios +55 31 3506-8200

O que pensamos . Notícias . Empresas Familiares
17 de outubro de 2019

Empresa familiar | Case Plena Alimentos: profissionalização da gestão para a sucessão

Líder mineira no ranking das marcas de corte bovino mais lembradas por supermercadistas, a Plena Alimentos é uma empresa familiar com quase 30 anos de fundação e administrada por três sócios de dois grupos familiares distintos. A segunda geração já começa a compor o quadro funcional da Companhia.

O cenário de participação de herdeiros na expansão de um negócio familiar é comum a inúmeras empresas espalhadas pelo país. O diferencial está naquelas que entendem a importância de profissionalizar essa gestão como forma de garantir segurança e solidez à organização ao longo dos anos.

É o caso da Plena Alimentos, que acaba de formalizar uma série de medidas para garantir a solidez do negócio. Entre elas estão a assinatura de um Acordo de Acionistas elaborado pelo time do Portugal Vilela Almeida Behrens; e a implementação de ações de Governança Corporativa, que vêm sendo conduzidas pela equipe de consultoria da Moore. O investimento na profissionalização ainda inclui o processo de coaching e planejamento de carreira dos herdeiros, projeto elaborado pela consultora Alexandra Machado, professora da Fundação Dom Cabral.

“A empresa está em pleno processo de amadurecimento da governança e queremos buscar o crescimento com mais segurança e transparência. Toda organização que quer crescer precisa do apoio da família e esse processo de maturação da governança tem o olhar no futuro, para que a família Plena seja sustentável por mais cem anos”, compartilha um dos sócios diretores da Plena Alimentos, Cláudio Ney Maia.

O Acordo de Acionistas que acaba de ser formalizado é uma das ferramentas fundamentais para garantia de segurança tanto para o negócio quanto para as relações familiares. “Trata-se de um documento com estabelecimento de regras detalhadas que ajuda a preservar os interesses de cada um sem se sobreporem aos interesses da empresa”, sintetiza o sócio do Portugal Vilela Almeida Behrens e um dos responsáveis pela elaboração do documento, Ronaldo Behrens.

Igualmente importante, as ações relacionadas à Governança Corporativa devem proporcionar à liderança da Plena Alimentos atributos como conhecimento do negócio e da empresa, comprometimento demonstrado com o sucesso do negócio e a capacidade de negociação e de articulação entre a empresa e a família. “Esse trabalho de alavancagem da maturidade da governança e da gestão da empresa é um processo que só tem início. Ele nunca tem fim porque, a cada degrau que a empresa vai subindo, ela vai criando mecanismos para que se perpetue e, consequentemente, busque soluções ainda mais sofisticadas para crescer, independentemente de quem estiver à frente do negócio”, contextualiza o sócio diretor da Moore em Belo Horizonte, Marcus Lindgren.

SOBRE A PLENA ALIMENTOS

A Plena Alimentos é uma empresa mineira especializada na produção de carnes e derivados de alto padrão que consolidou-se no segmento frigorífico como uma das maiores do estado e do Brasil, além de exportar para mais de 30 países no leste africano, na Ásia, no Oriente Médio e na América do Sul. Com bases nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Tocantins e Goiás, a Companhia conta com fazendas com rebanhos selecionados, indústrias de alta tecnologia e transportadoras próprias e tem seu processo industrial elaborado dentro das normas de BPF (Boas Práticas de Fabricação) e controlado pelo sistema HACCP (Hazard Analysis and Critical Points – Análise de Perigo e Pontos Críticos de Controle), atendendo às normas nacionais e internacionais.

SOBRE A MOORE

A Moore é a nova marca da Moore Stephens, uma das maiores redes de auditoria e consultoria do mundo, formada por mais de 600 escritórios e 300 firmas-membro, em 112 países. É a número 11 no ranking da atividade, com faturamento anual de US$ 3 bilhões e mais de 30 mil profissionais. No Brasil, é uma das principais redes de auditoria e consultoria, com cerca de 40 sócios e 300 profissionais trabalhando em nome da governança, da transparência, da estratégia, da solidez empresarial e do desenvolvimento sustentado dos negócios.

SOBRE O PORTUGAL VILELA ALMEIDA BEHRENS

Especializado em Direito de Negócios, o Portugal Vilela Almeida Behrens dedica-se há mais de 20 anos a construir soluções jurídicas que viabilizem segurança para o presente e para o futuro das empresas, especialmente as de perfil familiar. O escritório conta com mais de 40 profissionais com formação acadêmica e expertise nas principais áreas do Direito dedicados diariamente à análise de contexto e aos problemas enfrentados pelas organizações. A atuação do Portugal Vilela Almeida Behrens é focada na proximidade dos sócios com seus clientes, aliada à melhor técnica jurídica para garantia de resultados mais efetivos.

Compartilhe: Facebook Portugal Vilela Almeida Behrens - Direito de Negócios Twitter Portugal Vilela Almeida Behrens - Direito de Negócios LinkedIn Portugal Vilela Almeida Behrens - Direito de Negócios