LinkedIn Portugal Murad WebMail Contato Portugal Vilela Almeida Behrens - Direito de Negócios +55 31 3506-8200

Notícias
9 de junho de 2017

Formação de Sucessores: Programas de Trainees e Seleção dos Melhores

Processo de Formação de Sucessores

Lucas de Freitas Pereira e Mateus Simões de Almeida

O processo de formação de sucessores é um dos momentos mais deliciados e frágeis na história de uma empresa familiar. É o momento no qual o responsável pela criação e construção de toda atividade familiar prepara ou escolhe seus sucessores para a condução dos negócios e ampliação de bons resultados para, em última análise, promover a transferência da administração da sociedade às próximas gerações.

Por ser o empreendimento familiar baseado em relações pessoais, com características organizacionais comuns às demais sociedades, todavia, diferenciando-se por ter incorporado à sua rotina laços afetivos e pessoais entre os funcionários e os familiares, a busca por sucessores dentro da própria família é movida não apenas na esperança de manter o negócio sob o controle familiar, mas preservar as forças que diferenciam uma empresa sob comando familiar

A sucessão, que pode ocorrer tanto de forma gradativa e planejada quanto em virtude da morte ou doença do seu fundador, será denominada familiar e sucessão, a depender de o escolhido ser um membro da família ou um profissional de mercado.

É na sucessão familiar do comando dos negócios que os programas de Trainee e Seleção dos Melhores têm espaço. Se o desejo é receber os jovens membros da família, para apresenta-los a todas as áreas do negócio, em job rotation, a previsão de programas de trainee no acordo de sócios, para estabelecer sistemática de acompanhamento desse ingresso será essencial. Por outro lado, regular o processo de Seleção dos Melhores será essencial para evitar os conflitos entre irmãos ou primos na busca por posições de comando, sendo importante prever critérios, investimentos e o caminho a ser perseguido por quem deseja assumir as posições executivas.

A inserção de um programa no acordo de sócios, com regras objetivas e sistemática clara, garantirá, ao longo do tempo, harmonia e eficiência aos esforços de formação e seleção dos sucessores familiares, legitimando os escolhidos e dando segurança aos demais.

Compartilhe: Facebook Portugal Vilela Almeida Behrens - Direito de Negócios Twitter Portugal Vilela Almeida Behrens - Direito de Negócios LinkedIn Portugal Vilela Almeida Behrens - Direito de Negócios